Pages

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

O que é cabelo bom?

"Meu cabelo é bom, ruim é o racismo"

"Não existe cabelo bom ou ruim porque cabelo não se come"

"Solte seus cabelos, prenda o racismo"

Quem disse que para ser linda e elegante você precisa ser alta, magra, loira de olhos azuis?
Ou que "cabelo bom" é cabelo liso? Afinal, o que exatamente é cabelo bom? Existe tal termo?
O post de hoje foi inspirado no programa da modelo e apresentadora Norte Americana Tyra Banks, "The Tyra Banks Show" gravado no dia 12/05/2009 e também no filme/documentário produzido pelo ator e diretor Chris Rock "Good Hair (Cabelo Bom)", Chris Rock teve a iniciativa de produzir tal filme após ser indagado pela filha de 4 anos o porque d'ela não ter "cabelo bom".


Quando mulheres negras (Afro Americanas, não que isso não exista no Brasil) falam sobre "cabelo bom", elas jamais pensam em um cabelo crespo, cacheadinho ou afro, mas sim em um cabelo macio e liso como de mulheres caucasianas, Indianas ou as vezes Porto Riquenhas, e elas gastam milhares de dólares e incontáveis horas relaxando o cabelo e/ou colando perucas e apliques para atingirem seu objetivo.

Tayheedah tem o cabelo naturalmente crespo, porém usa relaxamento há 12 anos. Ultimamente tem pensado em fazer a transição mas ainda não se decidiu pois está com medo de não receber os elogios que recebe quando está com o cabelo liso, pois não ficará tão bonita usando o cabelo natural. Ao longo dos anos já gastou mais de 20.000 dólares nesse processo de alisar o cabelo, chegando ao ponto de não conseguir arcar com todas as despesas mensais. Agora pergunto, qual o sentido de gastar todo esse dinheiro, ficar escrava da química, se no fim das contas além de não ter o cabelo liso (digo para sempre, porque a manutenção como todas sabem costuma ser semanal) ainda fica com o cabelo todo danificado?

Ahkia pensa que cabelo crespo tira a beleza da mulher, que não precisa usar cabelo afro para mostrar que é negra e que na sociedade atual cabelo liso é melhor aceito. Até quando as pessoas teram preconceito contra o que são e esconderam sua verdadeira identidade para ser aceita pela sociedade?
Kelley acha que não há a necessidade de relaxantes, chapinhas e perucas, que nós negras baseados nos padrões de beleza viemos a odiar a textura do nosso cabelo e que devemos aprender a como arrumar e tratar nosso cabelo natural e parar de nos conformarmos com algo que não é natural e nem saudável parar sermos aceitas. (Infelizmente dentre todas as entrevistadas ela é a única que pensa assim)

A filha decidiu fazer a transição para o cabelo natural e fez o big chop, desde então a mãe não a apresenta mais aos amigos como sua filha, pois não aceita a filha ter "cabelo ruim".
Outra mãe ao sofrer preconceito quando criança decidiu que ao crescer não teria filho com "cabelo ruim" por isso nunca se envolveu com homem negro. Mas o caso que mais me impressionou foi a mãe que relaxava o cabelo da filha de apenas 3 anos! Isso mesmo, a pobre criança sofre com o processo....diz que a cabeça está ardendo, os olhos irritados, mas o processo é realizado normalmente. Se relaxamento não é saudável para adultos, imagine para uma criança de 3 anos! Fico imaginando essa pobre criança crescendo com a idéia fixa de que o cabelo não é bom, que ao crescer 1 cm de raiz é necessário relaxar, que para ir a uma festa, precisa fazer chapinha....A realidade é triste, por isso devemos seguir em frente nesse difícil momento de transição buscando apoio e inspiração uma nas outras. Para quem quiser ver o programa completo vou deixar abaixo a parte 3 do vídeo que mostra a mãe relaxando o cabelo da filha, mas vale a pena assistir as 5 partes, fiquem com Deus e nunca se esqueçam: "Quem acredita sempre alcança"!








3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. já tinha assistido a esse programa.Fiquei impressionada com a mãe alisando o cabelo da bebê a força ... nossa lembrei de mim quando era pequena, minha mãe não sabia como cuidar do meu cabelo e penteava ele seco com óleo de coco, nossa era um horror, doía muito, eu chorava, sem falar que ele era comprido então ficava enorme todo desarrumado, as crianças riam muito e colocavam apelidos em mim por causa do cabelo ... fiquei tão traumatizada que comecei a relaxar o cabelo o cabelo com 10 anos ... de lá p/ cá já usei mil e um tipo de cabelo, todos com química ... o ultimo que estava usando era o henê [foi de longe a melhor coisa que já usei no meu cabelo] ... mas nos últimos 2 meses eu estou trabalhando muito e não tive tempo de fazer retoque nem nada e quando vi a raiz já estava com 2 dedos, então resolvi não retocar mais a raiz vou deixar crescer mais uns 3 ou 4 meses e depois vejo o que faço!

    Força para você na sua transição ... tenho certeza que vai dar tudo certo e em breve você terá seus cabelos naturais lindos e saudáveis como você deseja!

    Estou por aqui,vou acompanhar o seu processo e de outras meninas, enquanto passo pelo meu.

    bjs!

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado pelo apoio Marta, essa transição tem sido mais que apenas deixar de usar química, uma nova mulher está desabrochando dentro de mim.

    Bjus

    ResponderExcluir

 

Blogger news

Blogroll

About