Pages

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Beleza x Preconceito

Eu gostaria de deixar um ponto importante sobre essa questao do 'cabelo enquanto ponto de identidade para a mulher afro descendente'. Eu estou nos EUA ha 6 meses e esse debate do cabelo vai muito alem da questao da beleza x preconceito. Aqui as mulheres negras raramente assumem seu cabelo natural, elas usam perucas, apliques e trancas. Uma delas me falou que a peruca vem primeiro, depois vem o alimento e as roupas!!! Elas gastam muito com cabelos falsos porque todas querem ter "good hair"...pois eh a expressao "cabelo bom" tambem reina aqui!! Os homens pagam os cabelos de sua namoradas. ou seja, quanto mais rico o homem, mais bonita eh a peruca de sua mulher. isso interfere ate nos relacionamentos, pois se um homem ve que a moca so usa perucas caras e longas ele ja compreende que nao pode namora-la pois nao tem dinheiro suficiente para pagar a conta do salao!!
a mulher afro americana tem orgulho de ser negra, mesmo as protestantes se

vestem como africanas para ir a igreja,respeitam e admiram as religioes de matriz afro,todas se chamam de 'sista' (irmas) sao muito unidas e fazem questao de aparecer com cabelos coloridos, roupas e sapatos espalhafatosas.. e a grande maioria so se relaciona com homens negros para nao ter filhos mesticos...

As negras nao sabem nadar e sofrem preconceito com isso, mas sabe porque? porque elas nao querem ir na piscina ou praia para nao molhar as perucas e apliques que usam. Eu fiquei muito surpresa ao saber disso, os homens nao poder tocar os cabelos delas-isso eh uma regra aqui- "dont touch my wig!" ate na hora do sexo eh proibido, elas preferem ficar por cima para evitar que o homem mexa na peruca e bagunce-a!!! dessa forma dificilmente eu vejo negros nas piscinas e banhando-se no mar...se esta chovendo entao elas nem saem de casa.
Elas sempre me param na rua para perguntar onde eu 'comprei' meu cabelo ou se eh natural e sempre que digo que sou do Brasil elas dizem "awwww eu amo as brasileiras elas tem os cabelos lindos e a atitude de mulheres confiantes!!"
Meninas eu sei que eh um texto longo, mas eu gostaria que com isso voces percebessem que nao se trata apenas de cabelo, devemos nos questionar o quanto essa sociedade preconceituosa nos impede de sermos felizes,de viver como nos mesmas. E mesmo aqui onde existe forte sentimento de uniao e de luta entre os negros o cabelo 'bom' eh priorizado, a custa de muito sofrimento para a mulher negra.
 
By Tatá Lopes e Kelly Durst

1 comentários:

  1. My GOD! Que texto maravilhoso! Eu preciso parabenizá-la pelo seu trabalho e dizer que realmente o que importa é nossa consciência na sociedade. Acho que é preciso se aceitar independente de ter cabelos lisos ou crespos. Sabe, uma vez fui criticada sobre o fato de usar cabelo lisos,fiquei meditando sobre tudo isso e entendi que usando um cabelo crespo o liso sempre serei negra. Estou te seguindo agora :) Bjs no teu coração e Fica com Deus!!!!!!!

    ResponderExcluir

 

Blogger news

Blogroll

About